Resultado do acúmulo de danos capilares, as pontas duplas são um dos maiores pesadelos das mulheres que amam seus cabelos. Elas deixam o fio com aquele aspecto indesejado e incômodo de “palha”, e é por isso que descobrir como acabar com as pontas duplas, ou ao menos evitá-las, é um dos principais desejos de quem precisa lidar com o problema.
O que são as pontas duplas?
Os danos causados por processos químicos, mecânicos e até fatores externos, como sol e vento, ressecam os fios e danificam as cutículas do cabelo, fazendo o fio perder nutrientes importantes, como os lipídios. Desta forma, os cabelos ficam mais sensibilizados e propensos a quebra.
Como as pontas são a parte mais antiga e sensível do cabelo, são mais frágeis e, com o excesso de danos, podem acabar se dividindo e dando origem às pontas duplas.
Como evitar: é possível prevenir os danos no dia a dia?
Já sabemos que a melhor forma de eliminar as pontas duplas é cortar os cabelos mas, se você não for adepta dos cortes, a melhor solução é cuidar dos cabelos para que as pontas duplas não apareçam.
O jeito é proteger os cabelos contra os fatores externos com bons produtos, como os finalizadores, leave-ins e protetores térmicos, além de investir em um cronograma capilar para tratar os fios.
O cronograma capilar ajuda a acabar com as pontas duplas?
O cronograma capilar pode ser um grande aliado contra as pontas duplas. A técnica consiste em alternar hidratação, nutrição e reconstrução para garantir que os fios estão recebendo todos os nutrientes necessários para manter a saúde. Como o ressecamento é um dos causadores das pontas duplas, é possível montar um cronograma capilar específico para cabelos ressecados, o que vai ajudar a combatê-las.